Como aparecer no Google? Entenda o que fazer para sua clínica classificar entre os primeiros!

Se você chegou até aqui é porque tem essa mesma dúvida que ouço diariamente aqui na agência:

Como aparecer no Google?

Neste post vou lhe mostrar EXATAMENTE porque sua clínica não se classifica nos resultados do maior buscador do mundo.

Você sabia que 9 em cada 10 brasileiros pesquisam online antes de realizar uma compra ou contratar um serviço perto deles?

Aparecer no Google deixou de ser uma alternativa e tornou-se uma obrigação para quem deseja oportunidades contínuas de novos pacientes ou alunos vindos do digital.

Então, se você quer entender como fazer para sua clínica aparecer no Google, este artigo é para você.

Continue lendo e descubra neste texto:

Capítulo 1

Porque sua clínica deve aparecer no Google

O Google foi fundado em 1998 e de lá para cá [2019] tornou-se a segunda empresa mais valiosa do mundo.

Aqui vão algumas estatísticas que provam o poder do maior mecanismo de pesquisa do planeta:

92,92% das pesquisas online em todo o mundo são feitas pelo Google. No Brasil, essa fatia é ainda maior: mais de 97% das pesquisas feitas por aqui são realizadas pelo Google.

quantidade_buscas_google_brasil

O Google processa mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo, o que significa mais de 3,5 bilhões de buscas por dia e 1,2 trilhão por ano em todo o mundo.

Uma pessoa comum realiza de 3 a 4 buscas por dia, isso se traduz em, aproximadamente, 120 buscas mensais por usuário.

As informações acima já seriam suficientes para entender a grande oportunidade de negócio que é estar presente no Google, mas há alguns dados que falam ainda mais diretamente à sua clínica ou consultório, vamos a eles:

82% de usuários de smartphones no Brasil, pesquisam na internet quando procuram por uma empresa perto deles.

50% dos consumidores que fazem uma busca local, visitam uma empresa dentro de 1 dia

18% dos usuários que fazem uma busca por negócios locais realizam uma compra ou contratam um serviço dentro de 1 dia.

Agora, por que os dados acima estão intimamente ligados à sua clínica ou consultório?

Sua clínica, provavelmente, é feita de cimento e tijolo e está situada em alguma cidade, bairro e rua. Seu público é local, ou seja, seus potenciais pacientes estão localizados em alguma região próxima à sua clínica ou consultório.

Analisando todos os dados e a afirmação apresentados acima, por que o Google é tão importante para a geração de novas oportunidades de negócios online?

Vamos pensar em um usuário no seu dia a dia:

Uma mulher precisa fazer o exame preventivo e busca no Google por um ginecologista próximo a ela. Como dizemos no marketing, esta usuária está no fundo do funil, por que já tem intenção de compra, ou seja, deseja de fato resolver seu problema adquirindo os serviços procurados. E há grandes chances dela se dirigir a um dos primeiros consultórios que aparecerem na pesquisa.

Estar presente de forma efetiva no Google pode servir aos mais diferentes objetivos. Já tivemos o caso de uma cliente nossa que foi convidada para participar de um programa de televisão por ter sido encontrada entre um dos primeiros resultados no Google.

Claro que foi ótimo para o alcance de sua marca, mas destaco como principal benefício de classificar na primeira página do Google o fato de estar visível e acessível quando o usuário estiver procurando por seus serviços numa área próxima a ele.

No novo marketing:

“A melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele.” – Conrado Adolpho

Powered by Rock Convert

Capítulo 2

Formas de aparecer no Google

Falando de buscas com intenção local [por exemplo, alguém que faz uma pesquisa no Google por uma clínica, o Google entende através de seu algoritimo que o usuário deseja ver resultados de clínicas o mais próximo possível de onde ele se encontra], hoje, há 3 formas principais de aparecer no Google:

Anúncios
Pacote Local
Resultados Orgânicos

resultados_google

Existem outras 2 formas que são:

Featured Snippets [Posição Zero]

Resultados em Vídeos

Vou falar sobre cada forma detalhadamente, mas antes quero deixar algo bem claro para você:

Quando falo em aparecer no Google, estou me referindo a estar na primeira página.

Existe uma brincadeira, de mau gosto entre os profissionais de SEO, que diz que se você quiser esconder um cadáver é só colocá-lo na segunda página do Google.

Brincadeiras de mau gosto à parte, para gerar resultados consistentes no Google sua clínica tem de estar na primeira página.

Agora que estamos entendidos, vamos às formas:

Anúncios

A primeira maneira de aparecer no Google é através de Links Patrocinados.

links_patrocinados_google

Para criar um anúncio na rede de pesquisa do Google utilizamos o Google Ads, antigo Google Adwords, que é uma plataforma avançada para a criação de campanhas de publicidade online. Através dela é possível criar links patrocinados segmentados pela localização e interesse do público desejado.

O interesse do usuário é acionado nas pesquisas do Google pelas palavras-chave, ou seja, se o usuário estiver procurando por “cardiologista perto de mim” e seu anúncio contiver a palavra-chave “cardiologista”, sua campanha, provavelmente, será acionada e aparecerá como resultado.

Eu disse “provavelmente, será acionada e aparecerá como resultado…”, pois os anúncios do Google são feitos pelo sistema de leilão, quem pagar mais pela palavra-chave atinge classificações melhores. Mas este é apenas um dos fatores de classificação nos anúncios, a qualidade do anúncio também é levada em consideração, como: palavras-chaves utilizadas no criativo do anúncio, a página em que usuário será levado ao clicar no anúncio etc.

Existe também uma outra plataforma do Google para criar anúncios online, chamada Google Adwords Express. É uma ferramenta mais básica e simples de usar, indicada para microempreendedores e empresas que têm dificuldades de utilizar os recursos avançados do Google Ads. Seu principal benefício é não precisar ter um site para poder anunciar na ferramenta. Você consegue ter acesso a esta ferramenta a partir da sua conta do Google Meu Negócio.

google_adwords_express

Pacote Local

É o pacote de 3 resultados abaixo do mapa, que aparece para a maioria dos termos de pesquisa local.

pacote_local_google

O Pacote local é um dos resultados que mais sofreram alterações ao longo da história do Google. Uma das principais foi que até 2015 o pacote local apresentava 7 resultados, hoje, há apenas espaço para 3 empresas serem destacadas nele.

No nível de exigência em que vivemos hoje, onde o usuário quer não só informações precisas como também rápidas, o pacote local é uma grande oportunidade. Isto porque ao aparecer como um resultado no pacote local várias informações da sua clínica serão apresentadas ao usuário de forma rápida e útil.

pacote_local_google_informacoes
  1. Nome
  2. Avaliações
  3. Segmento
  4. Endereço
  5. Telefone
  6. Horário de Funcionamento
  7. Botão para o Site
  8. Botão para Rota

Resultados Orgânicos

Os resultados orgânicos ficam logo abaixo do pacote local, referem-se aos resultados naturais, ou seja, não pagos relacionados à palavra-chave digitada pelo usuário. O Google mostra 10 resultados orgânicos a cada busca.

resultados_organicos_google

O Google declara que sua missão é:

“A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.”

Especialistas estimam que o Google leva em consideração mais de 200 fatores em seu algoritimo para determinar a classificação de uma página nos resultados orgânicos.

Classificar-se por aqui não é nada fácil, mas atrair tráfego para seu website é crucial para ter sucesso online.

Featured Snippets

Também conhecido como resultado zero do Google, os Featured Snippets, ou caixas de respostas, têm uma posição privilegiada em relação aos outros resultados.

featured_snippet_google

Seu objetivo é responder diretamente o usuário em sua busca por uma palavra-chave, sem que ele precise visitar alguma página ou site.

Veja o que o Google fala sobre os Featured Snippets:

Quando reconhecemos que uma consulta está fazendo uma pergunta, detectamos programaticamente páginas que respondem à questão do usuário e mostramos um dos melhores resultados na forma de um Featured Snippet nos resultados da pesquisa.

Resultados em Vídeo

resultados_google_video

Os vídeos também fazem parte dos resultados das pesquisas no Google.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, 82% de todo tráfego da internet será gerado por vídeos em 2020.

O Google não poderia deixar de fora de seus resultados este tipo de conteúdo, não é mesmo. Afinal, só aqui no Brasil, segundo o eMarketer, 86% dos usuários de internet brasileiros já assistem vídeos online.

Capítulo 3

Estratégias para classificar no Google

Até aqui vimos a importância e as formas de aparecer no Google, agora vamos falar das 3 principais estratégias usadas para ranquear em seus resultados.

Links Patrocinados

Links patrocinados, de forma bem simplificada, são anúncios pagos em forma de texto. Esta estratégia tem como principal objetivo garantir o maior retorno sobre o investimento (ROI) possível. Para você ter uma ideia, as empresas geralmente geram uma média de US $ 2 em receita para cada US $ 1 que gastam no Google Ads.

Hoje várias ferramentas atuam com links pagos, tais como: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads entre outras redes.

Mas em se tratando do maior buscador do mundo, a plataforma que usamos para trabalhar links patrocinados é o Google Ads.

Como funcionam os links patrocinados no Google Ads?

Para exibir seus anúncios quando os usuários procurarem por clínicas como a sua no Google e no Google Maps, o primeiro passo é criar uma campanha.

É na campanha que você define:

Qual será sua meta.

meta_google_ads

Qual o tipo de campanha:

Rede de Pesquisa – Neste tipo de campanha, seus anúncios serão exibidos nas pesquisas do Google e Google Maps.

Rede de Display- Mais de 80% dos usuários do mundo utilizam a rede de display do Google e ao selecionar este tipo de campanha você terá a oportunidade de exibir seus anúncios em milhões de sites parceiros do Google, incluídos Youtube, Blogger e Gmail.

De que forma você vai alcançar sua meta: através de  visitas ao site, ligações telefônicas, visitas à loja física e/ou download de aplicativo.

Ainda no nível de campanha você define: nome da campanha, localização de exibição do anúncio, idioma, orçamento a ser investido e o tipo de lance.

Aqui vale ressaltar que no lance do tipo CPC [custo por clique] você só paga pelo resultado, ou seja, quando o usuário clicar em seu anúncio.

Outro passo é o grupo de anúncios. Nesse nível você deve definir quais palavras-chave farão parte deste anúncio, isto é, os termos que ao serem buscados pelos usuários farão que o seu anúncio seja exibido.

Para adicionar palavras-chave ao seu grupo de anúncios você terá de usar um ou mais tipos de correspondência de palavras-chave. Conheça cada um deles e suas funcionalidades:

Correspondência Exata – A palavra-chave deve ser digitada entre colchetes. Sendo assim, seu anúncio será exibido somente quando a busca for pela palavra exata. Ex.: [clinica medica].

Correspondência de frase – Neste tipo de correspondência usam-se aspas. Seu anúncio será acionado quando a pesquisa contiver a frase usada como palavra-chave e suas variações. Exemplo de correspondência de frase: “clinica medica” . Exemplo de pesquisas que acionariam a correspondência de frase “clinica medica”: “dermatologista clinica medica”, “clinica medica no RJ” etc.

Correspondência amplamente modificada – Colocar o sinal de adição (+) na frente de uma ou mais palavras. Exemplo: +clinica +medica. Seu anúncio irá aparecer ao usuário quando a pesquisa apresentar variações aproximadas como: erros de ortografia, singular/plural, abreviações e acrônimos (siglas), variações de um mesmo radical (como “casa” e “casinha”).

Correspondência Ampla – É a palavra cadastrada no Google Ads sem que seja informada sua correspondência. Seu anúncio será acionado em diversas situações. Em muitas delas as palavras-chave usadas estarão desqualificadas, ou seja, seu anúncio será exibido para buscas onde a intenção do usuário não corresponderá aos seus objetivos.

Por exemplo: caso você esteja usando a palavra-chave “clinica medica”, seu anúncio poderá ser exibido para a seguinte busca: “salario em clinica medica”. Caso seu objetivo seja apresentar os serviços oferecidos na clínica este seria um retorno negativo para a classificação nos resultados pelo fato de serem grandes as chances de o usuário clicar no anúncio sem ser um potencial cliente, é o que chamamos de clique desqualificado.

Há mais um passo, o anúncio. Nesse nível você deve realizar a formatação do anúncio que será exibido para o usuário final. É na configuração do anúncio que se definem o URL final, os títulos, as descrições e  quais extensões seu anúncio irá conter.

criativo_google_ads

O Google Ads é, sem dúvida, uma ferramenta muito poderosa para profissionais do segmento de saúde e bem-estar. No contexto de uma estratégia de links patrocinados a ferramenta de anúncios do Google pode ser usada tanto de forma mais superficial quanto em detalhes muito complexos.

SEO Local

Desde sua atualização em 2012, intitulada “Venice”, o Google começou a apresentar resultados de pesquisa orgânica na área geográfica do usuário.

Se eu pesquisar por “clinica medica”, o Google interpreta que a intenção dessa pesquisa é local, ou seja, estou situado no Rio de Janeiro, logo estou à procura de uma clínica médica perto de mim (Rio de Janeiro), não em São Paulo, Florianópolis ou Fortaleza.

Não precisei especificar “Rio de Janeiro” em minha pesquisa, o Google através de um filtro usado em seu algoritmo tradicional, entende que minha pesquisa tem intenção local.

Hoje, 82% das pessoas realizam pesquisas usando o termo “perto de mim”, um fato que irá desaparecer ao longo dos anos, pois as pessoas vão entender que o avançado algoritmo do Google “deduz” sua intenção de busca.

Atualmente, 46% de todas as pesquisas do Google são locais.

E o que são resultados locais?

Em comparação aos resultados “normais” existe um algoritmo diferente trabalhando de forma independente para classificar as empresas incluídas no que chamamos de pacote de local: a unidade visual que aparece entre os anúncios e os resultados orgânicos (Pacote local foi explicado acima no Capítulo 2).

pacote_local_google

Esse algoritmo é construído por fatores de classificação que em grande parte não estão no mesmo jogo do resultado orgânico típico: dados do perfil no Google Meu Negócio, avaliação dos usuários, citações, proximidade com o pesquisador e muitos outros.

O que é SEO Local?

SEO Local é a otimização de vários fatores de classificação levados em consideração pelo algoritmo do Google para garantir que uma empresa seja encontrada online e offline pelo seu público-alvo quando ele estiver procurando por serviços semelhantes ao dessa empresa em sua área geográfica de atuação.

O SEO Local vem sendo cada vez mais crucial em uma estratégia de geração de novas oportunidades através do Google, já que 56% das buscas móveis são de usuários que procuram informações locais, tais como horário comercial, direções e endereço físico.

Marketing de Conteúdo

O que é marketing de conteúdo?

Olhe esta bela definição do Content Marketing Institute:

“O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar a ação lucrativa do cliente.”

Por que adotar o marketing de conteúdo?

Segundo o site StatCounter Global Stats, 97,64% das pessoas no Brasil utilizam o Google para se informar. Isso quer dizer que o seu site tem o potencial de ser uma grande porta de entrada para novos pacientes e o Google é o principal caminho online até esta porta.

Produzir conteúdo de qualidade e que seja relevante é a melhor maneira de colocar seu site na primeira página do Google, fazendo com que ele seja atrativo para o seu público-alvo.

A pesquisa Content Trends afirma que publicações em blogs geram em média 2 vezes mais visitantes para empresas que praticam marketing de conteúdo, provando a eficácia de uma estratégia bem planejada de  Marketing de Conteúdo.

marketing_conteudo_medicos_clinicas

Capítulo 4

Em qual estratégia investir primeiro

Após vermos as 3 estratégias para classificar na primeira página do Google, talvez você esteja se perguntando agora:

Como eu vou  colocar isto em prática? Por onde eu começo?

Na imagem abaixo, fizemos um comparativo entre as estratégias. Veja a que se encaixa melhor com o seu momento.

como_aparece_no_google

Clique na imagem para aumentar o tamanho.

Acredito no equilíbrio entre as 3 estratégias pelo fato de classificar bem nos vários tipos de resultados irá aumentar, consideravelmente, suas chances de clique e consequentemente em converter usuários em potenciais pacientes. 

Conclusão

Na era digital, não usar o Google como vitrine para o sua clínica é perder a chance de alcançar mais da metade das pessoas próximas ao seu negócio e que estão procurando por seus serviços.

Neste post mostrei quais as formas e também as técnicas para aproveitar esta oportunidade online gigantesca que é o Google.

Agora eu gostaria de saber de você:

  • Você gera ou gerou resultados com o Google?
  • Você pretende começar a investir?
  • Qual é o seu objetivo?
  • Quais são suas metas?
Powered by Rock Convert