Google Ads: o que é, como funciona e como anunciar

Como conseguir a atenção de uma pessoa nesses tempos em que recebemos milhares de informações em um dia?

Promover um negócio, conquistar novos clientes e tornar uma marca conhecida está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil. 

Qual a efetividade de entregar um panfleto na rua hoje, por exemplo? Além da abordagem ser, por vezes, um incômodo para a pessoa, dificilmente aquelas informações serão armazenadas. Seria um desperdício de esforço e recursos.

É indiscutível que a internet tem se tornado uma aliada importante na hora de procurar por um serviço/produto. “Dar um Google” é uma forma simples de encontrar o que deseja, e isso acaba tornando esse mecanismo de buscas uma grande vitrine que oferece muitas oportunidades de negócios a quem está presente nele. 

Existem diversas formas de aparecer no Google e entre elas os anúncios do Google Ads. Por isso, este artigo foi pensado para ajudar você a entender melhor o assunto e usar essa ferramenta a seu favor. Vamos lá?

Capítulo 1

O que é Google Ads

Alguma vez, ao realizar uma pesquisa, você notou esses resultados que aparecem com a tag “Anúncio”?

Então, esse é um dos formatos de propaganda que é veiculada pelo Ads.

Ao realizar uma pesquisa por um produto/serviço geralmente a pessoa tem certa intenção de compra. Baseado nisso, o Google disponibiliza esses espaços especialmente para quem deseja investir e receber um destaque nos resultados relacionados ao seu tipo de negócio. 

Para criar, gerenciar e monitorar esses anúncios o Google criou a plataforma Google Ads.

Capítulo 2

Como funciona

Os patrocínios possuem objetivos e formatos diferentes. É possível focar em receber mais visitas no site, chamadas telefônicas ou mesmo mais visitas à loja. Quanto à veiculação, pode ser feita nos seguintes formatos:

  • Anúncios de pesquisa;
  •  Anúncio de Display no formato de banner em sites;
  • Anúncio no YouTube:

O objetivo e o formato a serem utilizados vão de acordo com a realidade do seu negócio.

Capítulo 3

Como anunciar

Embora pareça uma tarefa complexa, é simples se tornar um anunciante. Para criar uma conta basta acessar a plataforma do Google Ads e, com um login do Gmail, clicar em “Começar agora”. Pronto! Já pode trabalhar nas campanhas.

Criar seus primeiros anúncios também é simples. O anunciante terá um guia que ajudará na criação e preparação de campanhas inteligentes que exigirão menos experiência do usuário.

Esse guia o acompanhará em todos os passos da configuração, sendo estes: escolha dos objetivos, criação da descrição do negócio, escolha dos locais de veiculação, produtos e serviços, criativo do anúncio e faturamento. É importante ter atenção e objetividade nestas configurações pois é a partir delas que seu investimento poderá ter retorno ou não.

Essa forma de criação é ideal para quem não possui experiência na plataforma e deseja criar os anúncios por conta própria, mas esse modo tem certa limitação em ferramentas importantes para a segmentação do anúncio, que só estão disponíveis no modo especialista. Sendo assim, para criar campanhas com funcionalidades avançadas como negativação de palavras, configuração de conversões e etc, os serviços de um profissional serão indispensáveis.