Marketing para Fisioterapeutas: Entenda como divulgar seus Serviços de Forma Ética

No último artigo falei um pouco sobre as regras que todo profissional de fisioterapia precisa seguir para realizar de forma correta a divulgação de seus serviços. No texto citei os principais pontos que o código de ética estabelece para criar publicidade para os fisioterapeutas. Você pode conferir maiores detalhes acessando o Guia de Publicidade para Fisioterapeutas: Entenda as Regras do COFFITO.

Agora vamos conversar sobre as formas estratégicas que existem para tornar seu nome conhecido e te colocar como uma referência quando o assunto é sua área de atuação. Isso sem esquecer as regras do COFFITO e do CREFITO, pois elas garantem que não sofrerá nenhuma penalidade.

Falando em código de ética, baixe agora o PDF sobre o Manual de Publicidade e fique por dentro das regras do COFFITO.

Clique na imagem abaixo para baixar gratuitamente.

banner_guia_publicidade_fisioterapeutaPowered by Rock Convert

Capítulo 1

Quem deseja algo sempre procura no Google

Nós temos alguns conteúdos que demonstram como algumas ferramentas disponíveis na internet podem ajudar no seu marketing digital. 

O artigo Anunciar no Google vale a pena para Profissionais de Saúde?  detalha como os anúncios programados no Google ADS funcionam e o quanto podem ser eficientes na divulgação. Essa estratégia é muito utilizada, e quando bem gerenciada traz resultado em procuras pelo seu serviço e retorno financeiro.

Vale lembrar que toda publicidade para os fisioterapeitas deve seguir o código de ética. Por exemplo: seus anúncios não devem mencionar valores dos serviços ou sugerir promoções.  

E falando no Google, essa é uma maneira muito eficiente de aparecer e se destacar dos concorrentes. Explicamos isso de forma clara em Como aparecer no Google? Entenda o que fazer para sua clínica classificar entre os primeiros!

Estar presente na mais popular plataforma de busca do mundo é fundamental para conseguir resultados satisfatórios. Não é exagero dizer que todos pesquisam no Google antes de tomar uma decisão e escolher para qual fisioterapeuta ligar.

Capítulo 2

As mídias sociais e sua importância

Tendo em vista que as redes sociais são utilizadas massivamente pelas pessoas, não há como negar que estar presente principalmente no Facebook e Instagram é importante para que o público te conheça.

Cerca de 66% da população do Brasil utiliza as redes sociais, ou seja: são mais de 140 milhões de usuários ativos, segundo o Relatório Digital in 2019, realizado pela We Are Social em conjunto com a Hootsui.

As redes mais acessadas pela população brasileira são o Facebook e o Instagram. Como sabemos, essas plataformas possibilitam a divulgação de serviços e interação com o público.

O Instagram possui cerca de 69 milhões de usuários no Brasil, isso no ano de 2019, possuindo o maior índice de engajamento.

Com a capacidade de ofertar conteúdos educativos que funcionam como atração para seu trabalho, essas redes permitem excelentes possibilidades a custo zero, caso seja nutrida e administrada pelo próprio profissional. 

Mas também existe a opção de impulsionar os conteúdos criados por meio do Facebook Ads. As melhores publicações ou até mesmo um material exclusivo para atrair seguidores podem ser patrocinados para ter um alcance maior e especificamente direcionado ao público desejado.

Então não há como negar, as redes sociais são úteis, simples e entregam ótimos resultados. Basta esforço para oferecer conteúdo de qualidade na hora de criar publicidade para seus serviços de fisioterapia. 

É claro que todo conteúdo deve ser ético e seguir as normas estabelecidas pelo código. Os assuntos devem ser sérios e comprovados cientificamente. Não é recomendado abordar temas polêmicos, sem estudos concretos, ou que causem pânico no público.

Da mesma forma, a prática de publicar imagens de antes e depois que é bem comum é proibida. Confira o artigo sobre as regras do que pode e não pode e fique seguro.

Capítulo 3

Criar uma identidade forte faz toda a diferença

A presença digital é extremamente importante, como venho dizendo. Porém ela perde força se sua identidade (visual e de valores) não estiver devidamente definida. 

Mas o que quero dizer com identidade? É simples: toda organização da sua clínica, uniforme, materiais de apoio ou equipamentos devem estar em harmonia com as cores utilizadas na sua logo. É muito importante que exista uma conexão harmônica para que o paciente seja impactado positivamente. 

Também é necessário ter atenção à identidade de valor da marca/serviço, deixando claro sua forma de pensar e ver o mundo para não cair em contradição. Por exemplo: uma empresa que defende a sustentabilidade deve evitar copos descartáveis de plástico. Isso tem a ver com coerência!

Um ambiente organizado e estilizado é uma ferramenta poderosa de marketing e agrega valor aos serviços. Da mesma forma, o bom atendimento (com um discurso alinhado desde o que você fala no meio online até a forma que o paciente é recebido e atendido) garante fidelização e satisfação.

Falamos muito em ferramentas e formas de anunciar, porém nos esquecemos que um paciente fidelizado e 100% satisfeito é a mais poderosa e eficiente “ferramenta” de divulgação, o famoso e eterno “boca a boca”.

É uma regra/comportamento geral: quando estamos satisfeitos com um produto ou serviço, queremos compartilhar com as pessoas mais próximas, e essa é uma ótima maneira de conseguir um bom fluxo de atendimentos.

Capítulo 4

Se você tem uma especialização, divulgue!

O número de profissionais formados em fisioterapia e registrados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) chegou a 243.644 mil no ano de 2018, em todo o Brasil. É um número bem expressivo e isso significa concorrência grande em um mercado cada vez mais disputado.

Então uma das dicas mais importantes que podemos dar é: invista no seu marketing pessoal. Não estou falando de autopromoção, e sim em destacar de forma ética os serviços que está qualificado a fazer, suas especializações e diferenciais.

Claro que tudo é realizado de acordo com a situação atual de cada um, mas um profissional com especialização em determinada área se diferencia de quem somente possui o nível superior. Por exemplo: você pode atuar como fisioterapeuta com especialização em RPG ou Pilates, oferecendo serviços específicos que podem te ajudar a ser uma referência em sua região. 

Participações em congressos, seminários e eventos da área também são formas de trabalhar o seu marketing pessoal e entregar um serviço diferenciado e de qualidade a seus pacientes. Tudo agrega valor ao seu trabalho!